­
Siga o Sem Arrudeio em:
Receba nossas atualizações via email:

Arquivo

5 de julho de 2009
Justiça dos EUA condena Madoff a 150 anos de prisão

Essa foi a manchete do G1, portal de notícias da Globo. Pra quem não acompanhou o caso, Bernard Leon Madoff é um dos maiores investidores de Wall Street, ex-membro da National Association of Securities Dealers(NADS), uma das 5 cinco empresas que impulsionaram o desenvolvimento da NASDAQ, bolsa de valores eletrônica dos EUA, tendo, por causa de tal feito, trabalhado como coordenador chefe da NASDAQ.

Com este “singelo” currículo, Madoff foi responsável por uma das maiores fraudes financeiras da história, sendo este um dos motivos que agravaram a atual crise econômica que estamos atravessando.
Através de uma empresa falsa, a Bernard L. Madoff Investment Securities, que prometia investimentos seguros e retornos garantidos, Madoff agregou milhares de investidores, entre eles pessoas famosas, como Steven Spielberg, John Malkovich, além de grandes empresas americanas.

O pequeno detalhe era que a empresa simplesmente não existia! Isso mesmo, era nada mais que uma “pirâmide de investimentos” um modelo secular de arrecadação de dinheiro, onde o investidor novato, ao injetar dinheiro, paga os dividendos do suposto investimento do investidor mais antigo e assim sucessivamente.

A estrutura de Madoff começou a ruir com o início da crise financeira, e junto com ela, a recessão. Vários de seus investidores quiseram resgatar os valores entregues, fazendo com que esgotassem as fontes de dinheiro, acarretando num “pequeno” rombo de aproximadamente 65 BILHÕES DE DÓLARES.
Caros, Bernard Madoff é um gênio incompreendido! Digo isso porque ele foi capaz de dar um golpe em Wall Street, o coração financeiro do mundo, e não foi por uns meses não, o esquema funcionava há décadas e lhes garanto, digno de um prêmio Nobel da economia! A idéia dele, mesmo que antiga e simples, foi genial, pois o único fator que conseguiu derrubá-la foi uma crise totalmente imprevista e inesperada.

Calma, não me esculhambem. Não acho que o que ele fez foi certo, apenas quero demonstrar que, mesmo nas coisas mais simples, mesmo nas mentes “criminosas” surgem grandes idéias, quem diria que, com uma idéia tão antiga(pirâmide de investimentos) um homem conseguiria fraudar o coração financeiro do mundo por décadas e causar um rombo de bilhões de dólares?
Que isso sirva de ensinamento para nós, que temos ideias a todo o momento, mas não temos coragem de arriscar e ver se vale a pena executá-las. E também que nos sirva de alerta, pois nas grandes ideias podem estar escondidas grandes armações.

Também não me venham dizer que estou dando apoio à conrrupção e comparar o caso Madoff com os políticos no Brasil porque dar um golpe em Wall Street e articular falcatruas numa política corrompida não são nem de longe comparáveis.

A você, Madoff, minhas sinceras congratulações pela sua incrível façanha, uma pena que não foi utilizada para fins lícitos e benéficos à sociedade.

Contribuição do amigo/colaborador @fredrafael

5 comentários:

@fredrafael disse...

Muito bom!!! valeu pH!!!

Erico disse...

vlw zildo fico primeira =D

renata_arquiteta disse...

Uma grande verdade. Ótimo texto!

maria disse...

Parabéns pelo texto. Quero fazer uma ressalva: o Madoff é um trambiqueiro e nossos políticos são mesmo ladrões! Não tem nada que fazer comparações.

Raine disse...

ficou show!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...