­
Siga o Sem Arrudeio em:
Receba nossas atualizações via email:

Arquivo

10 de agosto de 2009
Recentemente assisti na MTV Brasil trechos de uma entrevista feita pelo pessoal da TV Tosco com a apresentadora da mesma emissora, Marimoon. Video muito engraçado, me fez lembrar os tempos em que eu fazia tentativas de vídeos de humor com meus amigos aqui do prédio em que moro, o VillobAss . Bons tempos. :D
Voltando ao assunto, além de saudosismo e risadas, a entrevista me provocou certa dúvida e um início de discussão. Em determinado trecho, o entrevistador (Arlindo Botelho) propõe um “bate-bola rapidão!” onde ele falava uma palavra ou uma frase e a entrevistada falaria a primeira coisa que lhe viesse em mente.

Para contextualizar, Marimoon é apresentadora na MTV do programa Scrap MTV que trata de música, moda e novidades do “mundo pop” no geral. MariMoon “fez fama” na internet antes de parar na MTV, com seu estilo diferente de se vestir e suas várias mudanças na cor do seu cabelo.
MariMoon também é conhecida por ser fã de animes, tanto que o nome MariMoon é uma referência ao anime SailorMoon e isso trouxe também mais fãs para a moça, fãs estes que também gostam de animes e se identificaram com o gosto dela.

Voltando à entrevista, Arlindo, provavelmente já sabendo deste gosto da apresentadora em relação aos desenhos japoneses, coloca para a moça no bate-bola o seguinte diálogo:
Arlindo- “Mangá”
Mari – “Eu adoro”
A. – “Animê”
M. – “Adoro também, mais ainda. Mas é legal que ele se meche”
A. – “Shurato”
M. – “Quem?!”
A. – “Naruto”
M. – “Eu queria fazer cosplay de Naruto versão feminina mas ela não tem roupa aí eu fiquei meio sem graça.”
Confiram o trecho da entrevista:

Shurato, para quem não sabe, é um anime baseado na mitologia budista e hinduísta(vide Wikipédia ^^’) que na década de 90 foi transmitido pela extinta Rede Manchete e fez um certo sucesso por ser uma imitação(considerado por muitos uma péssima imitação) do anime Cavaleiros do Zodíaco que tinha mais ou menos a mesma temática, onde garotos ganhavam armaduras místicas e lutavam contra super-vilões que queriam dominar o mundo(se bem que essa temática não é lá tão incomum né?). Já o desenho Naruto apresenta uma temática com garotos alunos de uma escola ninja e é considerado por muitos(inclusive eu) como um anime “pop”, mas não no sentido positivo da palavra que seria de atingir muitos espectadores e fãs, mas sim como um desenho feito para ser um hit, um desenho completamente comercial criado com o único intuito de atingir as massas e arrecadar o máximo de fundos possível para seus criadores/detentores dos seus direitos autorais e com a qualidade comprometida.

Para quem tem seus 18 anos ou mais e gosta pelo menos um pouco de anime, Shurato é figurinha fácil na memória, até pelo fato da semelhança já citada com os Cavaleiros do Zodíaco. O fato de a apresentadora ter esse gosto para animes e ter “se promovido” com isso, remete a uma “obrigação” de ela ter que saber de tudo sobre anime?
Será que ao dizer que gostamos de algum tipo de coisa, deveríamos nos “especializar” na mesma? Talvez você ou eu, pessoas comuns, meros mortais, não tenhamos esta “obrigação” de virar estudiosos nos assuntos os quais admiremos, porém uma pessoa pública que expõe seus gostos e suas vontades, devam tomar um pouco mais de cuidado ao se mostrar “experts” em determinados assuntos para evitar críticas como esta (que considero como feita) do personagem Arlindo Botelho à apresentadora Marimoon.

Ao Marimoon apresentar o gosto por anime, ela diz que gosta de todo tipo de anime. O desconhecimento da existência de um anime que já teve seus dias de glória e alcançou um bom nível de penetração, principalmente no gosto do público brasileiro, a apresentadora passa a imagem de que ela não gosta de anime, mas sim de uma série de animes mais “pops” que atingem o grande público, porém com uma qualidade que deixa muito a desejar.

Será que foi realmente uma crítica? Será que é exagero querer que a moça conheça tudo quanto é anime só porque diz que gosta de anime? Será que ela gostando de verdade de anime, não saberia fácil que Shurato é um anime? Será que Marimoon gosta de anime de verdade ou se utilizou desse gosto para aumentar sua popularidade(oportunismo)?

Perguntas um tanto difíceis de se responder, pois não estou aqui para julgar a moça e sim para apresentar este tema que pode ser aplicado a gosto musical(se você gosta de rock, tem de gostar de Elvis, por exemplo), futebol (você torce pra o Palmeiras, tem de saber da história toda do time) etc. Será que ao dizer que gostamos de um “tema”, temos que ser conhecedores deste tema?

Sabemos que hoje em dia, temos consumidores mais exigentes por terem um maior acesso às informações de praticamente tudo e com isso, as pessoas públicas precisam tomar muito mais cuidado com o que dizem e com a postura que adotam. São críticas sobre a integridade moral que devem ser evitadas por "celebridades" para que não surjam discussões como esta apresentada para vocês, pois isso pode "queimar" a imagem de quem apresenta opinião.
A web 2.0 pode derrubar e exaltar alguém com facilidade, tomem cuidado famosos ^^

3 comentários:

Érico disse...

Eu concerteza debati isso com no msn, mas bem...
eu ja vi outras entrevistas que mostram quanto Marimoon sabe de animÊ, lógico que tem os tipos de animê que cada um prefere, discordo na parte que diz que naruto é um animê "pop" só pra arrecadar dinhero e tal, ate pq eu gosto! mas acho que por ela ser uma pessoa que se diz "entendida" do assunto nao precisava saber nada de mais sobre shurato, mas dai a nao saber nem o que é.. bom minha opiniao é de que cada um tem seu gosto, mas quando gostamos de alguma coisa nos informamos bem sobre... mas bem fazer o que ela não conhece e acabou =//

nayara disse...

é aquela coisa: casa de ferreiro, espeto de pau

queiroga disse...

ON SHURA SOWAKA ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...