­
Siga o Sem Arrudeio em:
Receba nossas atualizações via email:
30 de novembro de 2009

Marcelo Tas  com seu pelotão do CQC
Depois do sucesso do programa CQC da Band que apresenta um humor mais inteligente, com um teor mais político do que os outros programas de humor da TV brasileira, o estilo Stand Up Comedy vem tomando grande destaque pelo Brasil.

No Stand Up, o comediante se apresenta normalmente sem caracterização, sem cenários, sem maquiagem e sem interpretar personagens e faz graça de fatos comuns do cotidiano. Os integrantes da equipe do programa CQC são, na maioria, comediantes de Stand Up Comedy e por isso, esse boom do estilo no país.

Pessoalmente não gosto do estilo, já vi milhares de videos e raramente esboço um ar de riso, no máximo um sorriso. E olhe que esses sorrisos geralmente saem quando os "comediantes" encenam alguma piada já conhecida e que realmente seja engraçada.
Com esse boom, milhares e milhares de comediantes de Stand Up surgiram e toda semana, em todo buraco de toda cidade tem alguma apresentação. O grande problema é que nem todos nasceram pra fazer comédia na roda de amigos, imaginem cobrar pra fazer shows com o objetivo de fazer rir.


Marco Luque (CQC) com integrante de Os Barbixas

O fato é que desses milhares, realmente escapam poucos. Mesmo sendo um cara que não curte o estilo, admito que os mais famosos são realmente engraçados, mesmo eu não rindo com nenhum. Gosto não se discute e tem muita gente que gosta e se acaba de rir com eles.
Outro fator que conta MUITO pra esses caras é a pré-disposição da plateia. Quem vai assistir alguma apresentação de Stand Up, geralmente já vai louco pra chorar de rir e qualquer porcaria que sair da boca do "comediante" vai lhe arrancar sonoras gargalhadas.

No mesmo caminho dessa minha crítica, o pessoal do programa Hermes e Renato (MTV), que [salvo engano] completaram 10 anos de MTV esse ano e fazem um humor escrachado e sem noção, fizeram recentemente uma sátira que traduz muito bem o que eu critiquei nesse post sobre os "comediantes" de Stand Up aqui no Brasil.

Vale MUITO a pena assistir e existem duas situações pra você ver o video:
1 - Querendo ver um Stand Up Comedy e não achando graça em praticamente nada (isso né normal não?)
2 - Querendo ver a crítica aos comediantes de Stand Up brasileiros.


"Conhecem a piada do Não nem eu?"

Me encaixo na situação 2 e além de rir pra caramba, tive a vontade de fazer esse post. A minha crítica aos atores do "novo humor brasileiro" (como diz Faustão) não é de hoje. Desde que lembro da aparição do estilo que não curto esse pessoal e discuto bastante com colegas sobre o assunto.
O fato é que a crítica de Hermes e Renato é SUPER válida e retrata perfeitamente esse cenário aqui no país.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...