­
Siga o Sem Arrudeio em:
Receba nossas atualizações via email:
19 de julho de 2010


Lembro-me do primeiro post que fiz críticas à comunicação do meu amado estado onde falei sobre o desrespeito de um animal que apresentava um programa numa rádio local com um ouvinte (esse post) e uso a mesma imagem que usei naquele post, pois se encaixa perfeitamente nesse novo. Hoje me deparei com um caso que, infelizmente, retrata a comunicação na Paraíba (não 100%, amém. Mas boa parte) da mesma maneira que o caso do cara da rádio retratou: falta de respeito com o público.

Com as eleições esse ano e o boom que o Twitter teve nos últimos anos, já era óbvio que veríamos inúmeras barbaridades em perfis políticos e que a vergonha alheia reinaria nesse âmbito político nas mídias sociais.
Um dos blogs que acesso, me espelho em algumas coisas "bloguísticas"  e que respeito muito é o Um Passinho a Frente do publicitário Eden Wiedemann que tem uma opinião muito parecida com a minha em muitas coisas que ele coloca no blog e, como não poderia deixar de fazer, vem comentando (e sofrendo ataques por isso)¹ as nojeiras que andam acontecendo pela web envolvendo política e que se assemelham com o caso que vou falar agora.

Deixoclaro que não defenderei nenhuma bandeira política aqui, não estou apoiando nenhum candidato e vou falar sobre o lado comunicacional da coisa. Os comentários serão desativados devido a uma determinação da Legislação Eleitoral que não está permitindo comentários de conotação política nessas épocas de eleição (tudo quanto é blog que fala sobre política está desativando os comentários. Se o seu não está, recomendo que o faça antes que a Justiça Eleitoral lhe ache!).
 
Recentemente aconteceu um encontro de twitteiros aqui na cidade que não tive a oportunidade de ir, até então não sabia quem estava organizando o evento e não tinha/tenho nenhuma ligação com ninguém relacionado ao evento (pelo menos acho que não). Soube depois que o que aconteceu foi praticamente um encontro político e dei graças a Deus por não ter ido.

Hoje vejo através de @vin1ciuss um post em um blog no site de notícias GiroPB (Blog de Beto Chaves)² mostrando um caso de TOTAL desrespeito e falta de ética da coordenação de campanha de um dos candidatos a governador da Paraíba.
Trata-se da mudança de nome de um perfil antigo (@tuiteirospb) que "não tinha conotação política" (depois de me dizerem que só rolou politicagem no encontro, fico na dúvida se realmente não tinha tal conotação) para um novo nome referente à campanha de um candidato a governador (@conexão15). 
Será que isso respeita quem seguia o antigo perfil, que tinha interesse em informações sobre o evento, sobre o acontecimento de uma nova edição ou qualquer outra informação SOBRE O EVENTO?

Segundo o Blog de Beto Chaves, a coordenadora da campanha e gerenciadora do perfil @conexao15 é a repórter fotográfica(vide sua Bio) @CrisL, que também não conheço e não tenho nenhuma relação³. Como foi dito no post de Beto Chaves, a mulher está sendo altamente ignorante e desrespeitosa com as pessoas que a questionam sobre a mudança de nome/intuito do antigo perfil @tuiteirospb.
Exemplo:


fabricia_mel23: 1 2 3 @CrisL: 1 2 3 4
 
Violência gratuita, com direito a um "#morra sua derrotadinha" quando não havia acontecido ofensas por parte da menina que questionou (pela resposta dela, a menina deve ter acusado o perfil de usar scripts de seguidores, coisa que não achei no perfil de @fabricia_mel23 em uma rápida olhada pelos seus tweets). Em outro momento, um usuário retuita uma mensagem de um outro incentivando as pessoas a deixarem de seguir o perfil @conexao15 após ter feito uma mention (que me pareceu irônica) da coordenadora que, mais uma vez, responde com agressividade e desdém:

SuperHermany: 1 2 CrisL

Assim como no caso do animal "radialista" que citei no começo do post, podemos observar uma completa falta de profissionalismo por parte da gerenciadora do perfil @conexao15 e, infelizmente, ver que esse é o retrato de boa parte dos profissionais de comunicação na Paraíba. Somos nós, estudantes de comunicação, que precisamos mudar isso, que precisamos entrar no mercado de trabalho local e agir com profissionalismo e ética em nossas ações como comunicadores e não como essa mulher que se diz profissional e lida com seus públicos do jeito que está lidando: como um animal raivoso e sem inteligência alguma.

Beto Chaves perguntou em seu post:
"Será que vale a pena utilizar um perfil que tinha outros objetivos para campanha eleitoral? Será que as pessoas que estavam seguindo o perfil @tuiterospb ficaram satisfeitas com a mudança para @conexao15?"

Não Beto. Com certeza não vale a pena ser antiético ao ponto de enfiar uma mudança drástica desse tipo goela abaixo dos seguidores de um perfil sem nem ao menos saber se eles queriam isso ou não. E se os seguidores do antigo perfil tem um pouco de senso de moral e ética, é certo que não gostaram da mudança. Os acéfalos com certeza não estarão nem aí.

Espero que o candidato para quem ela trabalha não tenha a mesma postura que ela tem e condene tais ações bárbaras da "profissional" que está gerenciando sua campanha no Twitter.

O título do post faz referência ao início da música "Mundo Animal" dos saudosos Mamonas Assassinas, que o título(da música) se faz bastante conveniente a essa situação e que fala:

"Atenção Creuzeback
Creuzeback meu filho...
Vamos lá que vai começar a baixaria!"

Vamos lá que a baixaria só está começando!

_____________________________________________
¹ Recomendo a leitura dos últimos posts sobre política na web de Eden: Aqui.
² O post que me refiro é o "Equipe da campanha de Maranhão muda perfil do encontro dos Twitteiros para Conexão 15"
³ Amém.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...