A meditação: aprenda como controlar suas emoções, não seja controlado por elas!

 



A meditação tem sido amplamente estudada e reconhecida por seus diversos benefícios para a saúde mental e emocional. Um dos aspectos mais interessantes é o impacto positivo que a prática constante pode ter no desenvolvimento e fortalecimento do córtex pré-frontal.

Esse pedacinho do cérebro desempenha um papel crucial em várias funções cognitivas superiores, como o planejamento, a tomada de decisões, a concentração e o autocontrole. Ele também está envolvido na regulação emocional e na capacidade de lidar com o estresse e a ansiedade. Portanto, é uma área fundamental para o nosso bem-estar geral, e não precisa ser formado em medicina para saber disso, os benefícios são bem conhecidos e divulgados.

Estudos científicos recentes têm mostrado que a prática regular de meditação pode levar a mudanças positivas na estrutura e na função do córtex pré-frontal. Por exemplo, pesquisas utilizando ressonância magnética funcional (fMRI) têm demonstrado um aumento da atividade nessa região do cérebro em indivíduos que praticam meditação regularmente.

Além disso, estudos longitudinais têm revelado que a meditação pode promover o crescimento e a espessura do córtex pré-frontal ao longo do tempo. Isso está associado a melhorias na função executiva, como a capacidade de concentração, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva. (vide estudos sobre neuroplasticidade)

É muito mais que promover um processo de relaxamento geral e consciência corporal, ensina sobre a relevância do momento presente e é importante instrumento para aumentar a qualidade de nossas relações, na vida afetiva, no trabalho, entre amigos.

Outro benefício é a capacidade de regular as emoções de forma mais eficaz. A prática regular de meditação tem sido associada a uma maior ativação do córtex durante a regulação emocional, o que pode ajudar a reduzir a reatividade e promover um estado de calma e equilíbrio, em outras palavras, você vai aprender a conquistar sua paz; afinal, permitir que alguém te ofenda ou irrite é dar poder demais ao outro, não acha!?

Em resumo, a meditação é uma prática poderosa, ajuda a fortalecer o cérebro, controlar o ego e desenvolver inúmeras capacidades ligadas ao autoconhecimento, aprimorando nossas habilidades cognitivas, regulando nossas emoções de forma eficaz e gerando um maior bem-estar físico, mental e espiritual. Fica a sugestão para que você incorpore a consciência plena (meditação) em sua rotina diária e conquiste mais paz e equilíbrio emocional.

Erika Rocha

Pré-candidata à vereadora de João Pessoa – pelo partido NOVO


Comentários